Andy Warhol, pra começar com talento!

Decidi começar  falando um pouco de arte. Então, por ser o primeiro post sobre artes visuais, precisava ser especial. Por isso resolvi escrever sobre um artista que me inspira muito e tenho certeza que mesmo indiretamente vocês devem ter ouvido falar ou terem visto alguma de suas tantas obras por aí : ANDY WARHOL.

Andrew Warhola Jr. nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia. Era o filho mais novo dos três filhos de Andrej Warhola e Julia. Seus pais eram imigrantes da classe operária originários de Mikó (hoje chamada Miková), no nordeste da Eslováquia. O pai de Warhol emigrou para os E.U.A. em 1914 e sua mãe se juntou a ele em 1921.

Nos primeiros anos de estudo Warhol teve coreia, uma doença do sistema nervoso que provoca movimentos involuntários das extremidades, o que o levou a tornar-se um hipocondríaco e desenvolver um medo de hospitais e médicos. Muitas vezes acamado quando criança, acabou sendo excluído entre os seus colegas de escola, ligando-se fortemente à sua mãe. Enquanto estava confinado à cama, desenhava, ouvia rádio e colecionava imagens de estrelas de cinema. Warhol depois descreveu esse período como muito importante no desenvolvimento da sua personalidade, do conjunto de suas habilidades e de suas preferências.

Aos 17 anos, já com potencial talento artístico, entrou para a Escola de Belas Artes do Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh, Pensilvânia, hoje Universidade Carnegie Mellon, onde estudou Pictorial Design.

Logo após mudou para Nova York e começou a trabalhar como ilustrador de importantes revistas, como VogueHarper’s Bazaar e The New Yorker, além de fazer anúncios publicitários e displays para vitrines de lojas. Começa aí uma carreira de sucesso como artista gráfico ganhando diversos prêmios como diretor de arte do Art Director’s Club e do The American Institute of Graphic Arts.

Fez a sua primeira mostra individual em 1952, na Hugo Gallery, onde exibiu quinze desenhos baseados na obra de Truman Capote. Esta série de trabalhos é mostrada em diversos lugares durante os anos 50, incluindo o MOMA, Museu de Arte Moderna, em 1956. Passa a assinar Andy Warhol.

Os anos 1960 marcam uma guinada na sua carreira de artista plástico e passa a se utilizar dos motivos e conceitos da publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes, e tintas acrílicas. Warhol passa a ser forte influência como pintor, gravurista e cineasta. Figura de liderança no movimento de arte visual conhecido como pop art, acaba a reinventando com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos, das quais são temas o cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Michael Jackson, Elvis Presley, Pelé, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores. Além das serigrafias, Warhol também se utilizava de outras técnicas, como a colagem e o uso de materiais descartáveis, não usuais em obras de arte.

Andy Warhol, 1975, foto de Oliviero Toscani.

Um acontecimento crucial na carreira de Warhol foi a exposição de 1964, O supermercado americano , um show realizado em Paul Bianchini’s Upper East Side Gallery. A exposição foi apresentada como um típico supermercado pequeno dos EUA, com a particularidade de que tudo nele – desde produção, produtos enlatados, carnes, cartazes na parede, etc – foi criado por seis artistas pop proeminentes da época, entre eles o polêmico Billy Apple, Maria InmanRobert Watts. A pintura de Warhol, uma lata de sopa Campbell’s custou $ 1.500, o público podia adquirir autógrafos dos artistas que eram vendidos por $ 6 cada. A exposição confrontou diretamente o público com a pop arte e a eterna questão do que é arte (ou o que é arte e o que não é).

Em 3 de Junho de 1968, Valerie Solanas, fundadora e único membro da SCUM (Society for Cutting Up Men – Sociedade para eliminar os homens) invade o estúdio de Warhol e o fere com três tiros, mas o ataque não é fatal e Warhol se recupera, depois de se submeter a uma cirurgia que durou cinco horas. Este fato é tema do filme “I shot Andy Warhol” (Eu atirei em Andy Warhol), dirigido por Mary Harron, em 1996.

Warhol morreu em Nova Iorque, às 06:32am do dia 22 fevereiro de 1987. Segundo o noticiário, ele vinha fazendo uma boa recuperação depois de uma rotineira cirurgia da vesícula biliar no Hospital de Nova York e teve uma súbita arritmia cardíaca enquanto durmia em seu pós-operatório. Antes de seu diagnóstico e operação, Warhol teria adiado a cirurgia com medo de entrar no hospital e ver médicos. Sua família processou o hospital, afirmando que a arritmia foi causada por descuido e intoxicação por água.

O corpo de Warhol foi levado de volta para Pittsburgh por seus irmãos, para lá ser enterrado. O caixão era de bronze maciço, com trilhos em ouro cromado e estofos brancos. Warhol estava vestindo um terno de casimira preta, uma gravata paisley, uma peruca platinada e óculos de sol. Ele era visto segurando um livro pequeno de orações e uma rosa vermelha. Warhol deixou em testamento todos os seus bens – com exceção de um modesto legado para os poucos membros da família – para que fosse criada uma fundação dedicada ao “avanço das artes visuais”.

Uma de suas frases tornou-se mundialmente conhecida: “In the future everyone will be famous for fifteen minutes” (No futuro todos serão famosos durante quinze minutos) – Andy Warhol (6 de Agosto de 1928 / 22 de Fevereiro de 1987).

CURIOSIDADES:

  • O preço mais alto já pago por uma pintura de Warhol foi $ 100 milhões para uma tela de 1963 intitulada Eight Elvises.
  • Acredita-se que Warhol era homossexual, e muito provavelmente virgem. Sua família alega que ele não era homossexual e foi celibatário.

Fontes: Wikpédia, Wahrol Foundation e Site Oficial

Porque um pouco de arte sempre faz bem.

Daniele Charão

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s